Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o significado da música Tá Rocheda, hit dos Barões da Pisadinha

Analisando letras · Por Érika Freire

8 de Junho de 2021, às 12:00

Tá tudo rocheda por aí? Se você não foi abduzido nos últimos meses, com certeza ouviu em algum momento o hit Tá Rocheda, dos Barões da Pisadinha

Barões da Pisadinha
Créditos: Divulgação

Depois de dançar muito ao som do piseiro, muita gente tem se perguntado sobre o significado da música que fez o duo baiano estourar. 

O jogador Neymar deu um empurrãozinho para que o Brasil inteiro conhecesse o som dos Barões, depois de dançar a música em seu Instagram. 

Mas afinal, o que será que significa tá rocheda? Vem entender melhor essa história a seguir! 

Significado da música Tá Rocheda

Existem muitos brasis dentro do Brasil e toda essa diversidade dá margem para que cada região tenha linguagens, gírias e termos próprios. 

Tá rocheda é uma expressão muito popular nas periferias de Fortaleza e significa tá beleza, ótimo, muito bom. O termo é utilizado principalmente por algumas tribos, como os chamados pirangueiros. Na gíria nordestina, pirangueiro é aquele tipo que se veste de um jeito que pode ser visto como marginalizado. 

O sucesso Tá Rocheda foi escrito por compositores do Ceará: Felipe Amorim, João Vitor, Taciane Gomes e Caio Cesar, que acabaram introduzindo essa gíria na letra. Apesar de ter ficado conhecida com os Barões da Pisadinha, a música foi gravada pela primeira vez pela Banda A Loba.

Mesmo sendo uma gíria que indica um elogio, como quem diz: está tudo bem, tá de boa, tá tranquilo, firmeza total, tudo joinha, na música dos Barões, o termo é usado de forma irônica.

A história da música Tá Rocheda 

Na música, o personagem chega todo cheio de estilo com o seu carro rebaixado em uma rua e troca olhares com uma mulher. Ele convida a moça pra sair; ela aceita e os dois vão juntos pra farra.

Depois de tomarem duas garrafas de vinho, ela sai para ir ao banheiro e some. O personagem decide procurá-la e acaba vendo a moça com outro cara. Aí ele diz: 

Tá rocheda, tô nem vendo
Pode crer, você merece um prêmio
Tá rocheda, tô nem vendo
Pode crer, você merece um prêmio

De mulher mais bandida do mundo
O coração que é vagabundo, vagabundo
De mulher mais bandida do mundo
O coração que é vagabundo, vagabundo

Após flagrar a traição, ele usa a expressão de maneira irônica com quem diz: olha só, beleza, me traindo né, se é assim tá ótimo! Você merece um prêmio de mulher mais bandida do mundo. 

Dá até pra imaginar a cena, ele colocando a mão na cintura muito decepcionado, né? 😂

Uma gíria, muitos contextos 

O estilo do pirangueiro é explorado no vídeo Eu Sou Pirangueiro, do canal Xafurdaria. Em um dos trechos da música, a expressão tá rocheda é utilizada para se referir ao boné, com o sentido de que o acessório está ótimo, excelente. 

Os jovens que se identificam com o estilo pirangueiro costumam usar bermuda colorida, boné, chinelo, muitos cordões no pescoço e óculos escuros. 

As expressões regionais nordestinas e o vocabulário pirangueiro servem de inspiração para muitos compositores de forró, YouTubers e jovens e artistas.

O rapper Matuê, nascido em Fortaleza, utiliza em suas músicas gírias e expressões da periferia como forma de valorizar a cultura e dar voz a tantas pessoas.   

Nordeste
Créditos: Divulgação

As expressões são uma forma que os jovens do nordeste encontraram para enaltecer suas origens e fazer com que suas gírias sejam conhecidas também em outras regiões

O termo tá rocheda, assim como acontece com muitas expressões, pode ser utilizado em diferentes contextos. Por exemplo, em Fortaleza, é bastante associada para se referir quando a maconha é de qualidade: a parada é rocheda!

Com certeza, tá rocheda e outros termos logo deverão ser incorporados em outras tribos. Já pode usar na sua quebrada que é sucesso!  

As melhores do piseiro 

O piseiro é um estilo musical que vem ganhando muito destaque no país através de nomes como Os Barões da Pisadinha, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, entre outros. 

Para quem adora música que tem a cara e o jeitão do brasileiro, vai curtir muito essa seleção com as 13 melhores músicas de piseiro

Melhores músicas piseiro

Aproveite e confira: