395px

Maison de Fado

Maria Emília Reis

Casa de Fado

Dizes contigo tudo bem
Que posso até cantar pra cem
Desde que o xaile me proteja as costas nuas
Ninguém veja

Canto bem melhor em casa
Dizes com ciúme em brasa
Trago nas saias compridas pernas com salto
Escondidas

Falta-me o ar
Ao saber do teu regresso que nunca se acabe o mar
E o peixe, meu Deus, quanto peço

Ninguém duvide
Do amor que eu te tenho
Mas é da casa de fado
Que eu sou, é de lá que venho

Achas que o fado é a raíz do mal
Pior que o fado nem o carnaval
É de mau tom, imoral e rancoroso
Triste e pesado, indecente, e invejoso, vejam bem

Finjo que ouço e finjo bem
Dou a razão, a quem a tem
Juro por tudo o mais que seja
Cantar sim mas na igreja

E se a vizinha solta a língua
E me prometes fome e mingua
Sou um prato desolado
E lá ficas do meu lado

És bom homem
E és o homem mais amado
Não há canção que eu não cante
Pra ti na casa de fado

Mas o que eu gosto
É de uma boa desgarrada
Levo a mão à cintura
E canto sem medo de nada

E sem o fado tudo me sai mal
Pior nem o Brasil sem o carnaval
É de mau tom, imoral e rancoroso
Triste e pesado, indecente e invejoso, vejam bem

Maison de Fado

Tu dis que tout va bien
Que je peux même chanter pour cent
Tant que le châle me couvre le dos nu
Que personne ne voit

Je chante bien mieux chez moi
Tu dis ça avec jalousie en émoi
Je porte dans mes jupes longues des jambes avec des talons
Bien cachées

Je manque d'air
À l'idée de ton retour, que la mer ne finisse jamais
Et le poisson, mon Dieu, combien je demande

Que personne ne doute
De l'amour que je te porte
Mais c'est de la maison de fado
Que je suis, c'est de là que je viens

Tu penses que le fado est la racine du mal
Pire que le fado, même le carnaval
C'est de mauvais goût, immoral et rancunier
Triste et lourd, indécent et envieux, regardez bien

Je fais semblant d'écouter et je fais bien
Je donne raison à ceux qui l'ont
Je jure par tout ce qui est sacré
Chanter oui, mais à l'église

Et si la voisine se lâche
Et que tu me promets famine et misère
Je suis un plat désolé
Et tu restes à mes côtés

Tu es un bon homme
Et tu es l'homme le plus aimé
Il n'y a pas de chanson que je ne chante
Pour toi dans la maison de fado

Mais ce que j'aime
C'est une bonne improvisation
Je mets ma main sur ma taille
Et je chante sans peur de rien

Et sans le fado, tout me sort mal
Pire même le Brésil sans le carnaval
C'est de mauvais goût, immoral et rancunier
Triste et lourd, indécent et envieux, regardez bien

Escrita por: Valter Rolo, Cátia de Oliveira, Manuel Graça Pereira