Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Ringo Starr: 11 curiosidades sobre o icônico baterista dos Beatles

Biografias · Por Camila Fernandes

30 de Julho de 2022, às 12:00

O mais velho dos Beatles, o último a entrar na banda, o baterista mais rico do mundo – essas são algumas das várias curiosidades sobre Ringo Starr, que, assim como Paul McCartney, segue ativo na música e honrando o legado dos garotos de Liverpool.

Ao lado de John Lennon e George Harrison, Paul e Ringo formaram a primeira e mais aclamada boyband de todos os tempos.

Ringo Starr
Créditos: Divulgação

Alguns dizem que Ringo Starr teve sorte por ter entrado para o grupo, já que ele não era exatamente um dos melhores bateristas da época, mas o fato é que o estilo Ringo de tocar definiu o ritmo dos Beatles de forma única. 

Seja inserindo toques inimagináveis em músicas como Ticket to Ride, ou segurando o guarda-chuva no clipe de Help, ele é parte tão importante na história da banda quanto os outros integrantes dos Beatles

E aí, quer saber um pouco mais sobre a história do baterista? Vem com a gente descobrir mais curiosidades sobre a vida e a carreira de Ringo Starr!

11 curiosidades sobre Ringo Starr

Ele nasceu em 1940 na periferia de Liverpool, na Inglaterra. Os pais se divorciaram quando ele ainda era muito pequeno, e ele quase não teve contato com o pai enquanto crescia. O interesse pela música surgiu na adolescência, quando Ringo se apaixonou pelo jazz e pelo skiffle. 

Ringo Starr
Créditos: Divulgação

Já são 82 anos de vida e 65 anos de carreira de um dos bateristas mais famosos de todos os tempos. Seja na vida pessoal ou na música, Ringo Starr tem uma trajetória cheia de curiosidades que compõem a excêntrica imagem do eterno beatle. Confira 11 curiosidades sobre o Ringo!

1. Seu nome verdadeiro é Richard Starkey

Na infância, ele era conhecido como “Ricchie”. O nome Ringo Starr foi adotado por ele já quase na idade adulta, depois que se tornou músico profissional.

Ringo Starr
Créditos: Divulgação

O apelido veio dos anéis que ele usava e também da influência da música country.

2. Ele não terminou o ensino básico na infância 

Ringo desenvolveu apendicite aos seis anos de idade. Foi operado, e ainda no hospital teve peritonite, uma inflamação no abdômen.

Ele passou um ano no hospital e chegou a ficar em coma, e por isso não conseguiu acompanhar os garotos da mesma idade que ele na escola.

Aos treze anos ele voltou a adoecer, dessa vez com tuberculose, e passou dois anos internado em um sanatório. Com tudo isso, ele teve sua educação comprometida, e acabou não voltando mais para a educação formal.

3. Começou a tocar bateria no hospital

Apesar de trágica, a segunda passagem de Ringo pelo hospital deixou uma marca positiva. A música era incentivada pelos médicos para ajudar na recuperação dos pacientes, e foi assim que ele, ainda adolescente, começou a tocar bateria.

Ringo fez parte da banda do hospital, e depois de ter alta continuou praticando com latas e panelas em casa.

4. Gravou um disco solo com as músicas que a mãe gostava

Ringo Starr gravou seu primeiro disco solo um pouco antes da separação dos Beatles. Sentimental Journey, lançado em março de 1970, é uma coletânea de covers das músicas preferidas da mãe do artista.

Sentimental Journey, álbum de Ringo Starr
Créditos: Divulgação

Dentre elas está a famosa Night And Day, de Cole Porter, também gravada por Ella Fitzgerald e Frank Sinatra.

5. Teve duas bandas antes dos Beatles

Antes de ser convidado para fazer parte dos Beatles, em 1962, Ringo fez parte de outras duas bandas em Liverpool. A primeira delas, fundada por ele, foi Eddie Clayton Skiffle Group.

Eddie Clayton Skiffle Group
Créditos: Divulgação

Depois, ele fez parte da Rory Storm and the Hurricanes, na qual ganhou o nome artístico com o qual se tornou conhecido.

6. Ele não foi o primeiro baterista dos Beatles

Os Beatles não foram a primeira banda de Ringo, e ele não foi o primeiro baterista do grupo. Ainda como um trio, George, John e Paul tocaram um tempo sem baterista fixo, com breves passagens de Tommy Moore e Norman Chapman. 

Depois, Pete Best se tornou o primeiro baterista oficial dos Beatles, ficando com o grupo por dois anos, até ser demitido e substituído por Ringo.

7. Não participou de duas primeiras das músicas gravadas pela banda

Quando Ringo se tornou integrante dos Beatles, o produtor do grupo ainda não estava tão confiante nas habilidades do músico. Por isso, ele foi excluído da gravação das primeiras versões de Please Please Me e P.S. I Love You

Para nossa sorte (e dele), a confiança da produção foi conquistada e o artista passou a integrar de fato as gravações do grupo.

8. Ele é canhoto

Ringo Starr tocava de um jeito diferente dos bateristas da época. Além das batidas mais simples, da afinação mais baixa e das muitas viradas, ele empunhava as baquetas de um jeito que era um tanto incomum, e acabou influenciando a pegada moderna

Modesto, ele costuma dizer que tudo isso é culpa do fato de que ele é um baterista canhoto tocando em um equipamento feito para destros. 🤷

9. Ele também é ator, diretor e compositor

Os Beatles gravaram vários filmes, mas não foi só neles que Ringo atuou. Ao todo, o artista participou de cerca de 40 obras, seja atuando no elenco principal, dirigindo, narrando ou com participações especiais. 

Além disso, apesar de ser conhecido como o que menos escrevia, ele também compôs músicas importantes da discografia dos Beatles. A primeira composta inteiramente por ele, e também gravada como voz principal, foi Don’t Pass Me By, de 1968

10. Continuou tocando bateria para os outros integrantes após a separação do grupo

Com a separação oficial dos Beatles em 1970, todos os integrantes passaram a se dedicar integralmente à carreira solo.

Por causa de alguns desentendimentos, naquele momento Ringo acabou se distanciando de Paul McCartney, mas manteve a boa relação com os outros dois membros do grupo

Ele tocou bateria no álbum de estreia da carreira solo de John Lennon, e também participou de três álbuns de George Harrison entre 1970 e 1974.

11. Ele não dá autógrafos

Para encerrar a lista, uma das curiosidades que mais intriga os fãs. Afinal, por que Ringo Starr não dá autógrafos? De acordo com o próprio artista, ele parou de autografar depois que descobriu uma guitarra velha sendo vendida por 3 mil dólares com uma falsa assinatura sua

Para evitar esses golpes, hoje ele só autografa objetos para serem vendidos ou leiloados em ações de caridade. E aí, o que você acha dessa justificativa?

Será que você sabe tudo sobre os Beatles?

Gostou de conhecer nossa seleção de curiosidades sobre Ringo Starr, o eterno baterista dos Beatles? Agora, que tal testar seus conhecimentos sobre a boyband mais famosa da história?

Faça o quiz e descubra se você realmente sabe tudo sobre os Beatles!

Quiz Beatles

Outros posts que você vai curtir: