Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Pink Floyd: conheça os integrantes da icônica banda de rock

Biografias · Por Renata Arruda

7 de Outubro de 2021, às 12:00

Surgido em Londres em 1965, o Pink Floyd foi um dos maiores grupos de rock progressivo do mundo. A mistura de experimentação sonora, letras filosóficas e shows inovadores fez com que eles se tornassem influentes até os dias de hoje.

Pink Floyd
Créditos: Divulgação

Inicialmente formada por Syd Barrett, Nick Mason, Roger Waters e Richard Wright, a banda recebeu David Gilmour em 1967, quando Barrett começou a se afastar do trabalho devido à deterioração da sua saúde mental.

Vem saber mais sobre o Pink Floyd e seus integrantes que revolucionaram a história do rock!

Pink Floyd: conheça os integrantes

Conheça os integrantes que fizeram parte da história do Pink Floyd!

Roger Waters

George Roger Waters nasceu em 6 de setembro de 1943 no condado de Surrey, na Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial.

Seu pai, Eric Fletcher Waters, era oficial do exército e acabou sendo morto nos campos de Anzio, na Itália, quando Waters tinha apenas cinco meses.

Roger Waters, integrante do Pink Floyd
Créditos: Divulgação

Mais tarde, a família Waters se mudou para a cidade universitária de Cambridge. Lá, Roger conheceu Richard Wright e Nick Mason, com quem formou a banda Sigma 6, que mais tarde se tornaria o Pink Floyd.

Com a saída de Syd Barrett, o baixista e vocalista assumiu a direção artística do grupo, tornando-se seu principal compositor e líder.

Foi nesta época que o Pink Floyd lançou o aclamado The Dark Side Of The Moon, além de outros álbuns icônicos como Wish You Were Here, Animals e The Wall.

No final dos anos 70, a relação entre Waters e David Gilmour se desgastou, o que levou Waters a deixar o grupo em 1985 e investir em sua carreira solo.

Roger Waters
Créditos: Divulgação

Em 2018, o músico causou polêmica em sua passagem pelo Brasil ao exibir a hashtag #EleNão em seus shows.

Nick Mason

O baterista Nicholas Berkeley Mason nasceu em 27 de fevereiro de 1944, em Birmingham, na Inglaterra. Filho do documentarista Bill Mason, Nick cresceu em Londres e é o único integrante do Pink Floyd que participou de todos os álbuns da banda.

Nick Mason, integrante do Pink Floyd
Créditos: Divulgação

Discreto, o músico colaborou com poucas composições. Entre as suas contribuições estão as canções Interstellar Overdrive, Echoes e A Saucerful Of Secrets.

No entanto, apenas duas faixas foram compostas inteiramente por ele: Speak To Me e The Grand Vizier’s Garden Party Parts 1-3.

Esta última, inclusive, é uma das raras vezes em que ele tocou outros instrumentos além da bateria, assumindo também o teclado, guitarra e barulhos de baixo. Em 2004, Nick Mason publicou o livro Inside Out: A Personal History of Pink Floyd, no Reino Unido.

Nick Mason
Créditos: Divulgação

Além da música, o artista também se dedica a competições de carro e participa da tradicional 24 Horas de Le Mans. 

Richard Wright

Richard William Wright nasceu em Middlesex, na Inglaterra, em 28 de julho de 1943. Foi um dos membros fundadores do Pink Floyd, atuou como tecladista e também como terceiro compositor e vocalista.

Richard Wright
Créditos: Divulgação

Seu primeiro contato com a música aconteceu aos 12 anos de idade. No entanto, ele nunca recebeu ensino musical formal, aprendendo a tocar guitarra, trompete e piano de maneira autodidata.

Com a ascensão do Pink Floyd e o controle de Roger Waters sobre a banda, Richard investiu em trabalhos solo, como o álbum Wet Dream, de 1978. No ano seguinte, o músico foi afastado das gravações de The Wall até ser oficialmente expulso.

Não se sabe muito bem os motivos para a expulsão, embora David Gilmour tenha declarado que o tecladista não estava se empenhando muito.

Capa do álbum Wet Dream
Capa do álbum Wet Dream / Créditos: Divulgação

Durante o período em que esteve fora da banda, Richard se juntou ao grupo Zee, com quem lançou o disco Identity, em 1984.

Em 1987, ele retornou ao Pink Floyd e permaneceu até o fim da carreira. Faleceu de câncer em 15 de setembro de 2008, aos 65 anos.

David Gilmour

David Jon Gilmour nasceu em Cambridge, em 6 de março de 1946. Filho de professores, ganhou seu primeiro violão aos 13 anos de idade, iniciando o contato com a música.

David Gilmour, integrante do Pink Floyd
Créditos: Divulgação

David foi amigo de infância e professor de guitarra de Syd Barrett, embora não tenha participado da fundação do Pink Floyd.

Começou sua carreira profissional em 1963, na banda Joker’s Wild, que mais tarde se tornaria Flowers. Foi convidado a juntar-se ao Pink Floyd em 1968, quando Syd ainda estava no grupo mas apresentava sinais de desordem mental.

Com a saída de Syd Barrett, David Gilmour se tornou o principal vocalista da banda e também seu principal co-compositor.

Após a saída de Roger Waters, David assumiu o controle do grupo, liderando as composições e gravações do álbum A Momentary Lapse Of Reason, lançado em 1987.

Além de integrar o Pink Floyd, o músico também lançou seis álbuns solo. É reconhecido como um dos maiores e mais influentes guitarristas da história.

David Gilmour
Créditos: Divulgação

Ele também é famoso por atuar em causas humanitárias, apoiando a Anistia Internacional e o Greenpeace.

Syd Barrett

Roger Keith Barrett nasceu em 6 de janeiro de 1946, em Cambridge. Ficou conhecido como um dos fundadores do Pink Floyd e seu pilar principal durante os primeiros anos: foi a visão artística de Syd que deu o tom musical e estilístico psicodélico da banda.

Syd Barrett
Créditos: Divulgação

Em seus anos de escola, Syd foi aluno de Mary Waters, mãe de Roger. Aos 16 anos, ele perdeu o pai, fato que deixou marcas muito profundas em sua personalidade. Para ajudar o filho a lidar com o luto, a mãe de Syd o encorajou a investir na música.

Fã dos Beatles e dos Rolling Stones, Syd Barrett começou a compor nos anos 60. Em 64 entrou para a banda que mais tarde se tornaria o Pink Floyd — inclusive, o nome da banda surgiu a partir de uma ideia dele de nomear o grupo como The Pink Floyd Sound.

Depois de gravar dois álbuns com o Floyd, Syd começou a fazer uso pesado de LSD e apresentar sintomas de transtornos mentais. Isso fez com que o músico fosse afastado e, posteriormente, expulso da banda que ajudou a criar.

Após sua saída, Syd Barrett investiu brevemente em uma carreira, lançando três álbuns.

Syd Barret antes e depois
Syd Barret antes e depois / Créditos: Divulgação

Em seguida, decidiu abandonar a música completamente, vivendo uma vida reclusa dedicada à pintura e à jardinagem. Faleceu em 2006, por complicações da diabetes.

As melhores do Pink Floyd

Depois de saber mais sobre os integrantes do Pink Floyd, que tal relembrar os grandes hits dos ingleses? Vem ouvir as 10 melhores músicas do Pink Floyd!

As melhores do Pink Floyd

Mais posts sobre o Pink Floyd: